Articulação Têmporo Mandibular (ATM)

Você Sabe o que é ATM?
ATM é a abreviatura de “Articulação Têmporo Mandibular”. Essa articulação situa-se logo à frente do ouvido e é responsável em conjunto com os músculos mastigatórios e ligamentos, por todos os movimentos da mandíbula.

• Cefaléias (dores de cabeça)
  • Estalos
  • Dores Cervicais
  • Otalgias (dores de ouvidos)
  • Nevralgias orofaciais (muitas vezes confundidas com dor de dente).
Quais as principais causas das disfunções da ATM?
Toda e qualquer doença, necessita de mais de um fator para sua ocorrência. No caso da disfunção da ATM, o fator principal é o relacionamento inadequado entre os dentes da maxila e mandíbula, sendo o “stress”, os hábitos parafuncionais (ex. roer unhas) e algumas doenças sistêmicas ou hormonais capazes de contribuir, modificar ou perpetuar o seu aparecimento.

Porque a disfunção da ATM pode causar dor de cabeça?
As dores de cabeças provenientes das disfunções da ATM, em geral, não são propriamente da cabeça e sim músculos que envolvem a cabeça. Posições posturais viciosas, relacionamento dental inadequado, apertamento e /ou ranger de dentes, associados ao “stress” normalmente culminam em quadros crônicos de dores nos músculos da face, cabeça e pescoço.
  • Posicionamento Dental
  • ATM
  • Ouvido
  • Cabeça
  • Pescoço

A disfunção da ATM pode causar dor de ouvido?
A proximidade entre a ATM e o ouvido pode ocasionalmente confundir o paciente sobre o locar de origem da dor. Como diagnóstico diferencial, as disfunções da ATM não manifestam febre, não eliminam secreção e não são acompanhadas de infecções das vias aéreas superiores

Existe relação entre os dentes e a ATM?
Sim. A correta relação dos dentes (oclusão) é responsável pelo posicionamento dos côndilos (cabeça da mandíbula) dentro da articulação. A oclusão dos dentes mais para frente, para trás ou para os lados, traz consequências danosas para a ATM e os músculos da mastigação. O ideal é que a oclusão mantenha os côndilos bem posicionados na articulação e os músculos responsáveis em equilíbrio.
Qual é o tratamento indicado nos casos de disfunção da ATM?
Promover um bom relacionamento dos dentes, músculos e articulações através de placas de relaxamento (noturna), ajuste ou substituição de próteses mal adaptadas, colocação de dentes perdidos através de implantes dentários, aparelhos ortodônticos fixos ou removíveis, ou uma simples orientação sobre hábitos posturais viciosos.

Falar com um consultor
Site Seguro

Olá
Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp